sábado, 9 de junho de 2012

ACAF Sertão NO 1º DE MAIO

A ACAF Sertão se fez presente por ocasião das comemorações do 1º de Maio que ocorreram na sede do município de Ibiapina. Seus sócios vieram caracterizados de Lampião e Maria Bonita. Foram os mais elogiados do evento.





ACAF Sertão NAS FESTAS JUNINAS




ACAF Sertão COMERMORA SEU PRIMEIRO ANO

Sócios da ACAF Sertão comemoram seu primeiro ano de fundação. Um grande alegria para todos os associados que fazem parte desta Associação.





CURSOS - ACAF Sertão

Entre os cursos ofertados a comunidade via ACAF Sertão, destaque para o curso de Aproveitamento do Caju.




FESTAS DAS CRIANÇAS

A ACAF Sertão também valoriza as crianças da comunidade. No mês dedicado as mesmas promove a confraternização do "Dia Das Crianças".



CORRIDA DE JEQUE - ACAF Sertão

O que não poderia faltar era a tradicional Corrida de Jeque. Uma das atividades também promovidas pela ACAF Sertão por ocasião dos festejos de São Sebastião.





XOTO DAS MULHERES - ACAF Sertão

As mulheres também participam ativamente das atividades promovidas pela ACAF Sertão. Uma delas é a participação maciça no Xoto das Mulheres que ocorreu por ocasião dos festejos de São Sebastião









IMAGENS DA CORRIDA DE SÃO SEBASTIÃO

A Associação Comunitária da Agricultura Familiar do Sertão - ACAF Sertão vem desenvolvendo diversas atividades em sua região. No mês de Janeiro aconteceu a I corrida de São Sebastião dos Homens. 





Portaria libera milho a R$ 18,10 para agricultores familiares


A medida beneficia produtores individuais pronafianos, associações e cooperativas com DAPs jurídicas 

Agricultores familiares cearenses atingidos pela seca já podem aquirir milho subsidiado para alimentar o rebanho animal ao preço de R$ 18,10 a saca. Uma portaria interministerial publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 25 de maio, define os critérios para liberação do grão para produtores atingidos pela estiagem. 

A portaria define que produtores cadastrados no Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf) podem aquirir até três toneladas de milho e associações ou cooperativas com Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP jurídica) podem comprar até três mil toneladas do produto. A medida beneficia produtores de áreas correspondentes à Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

Os criadores podem participar da operação de venda balcão de 200 mil toneladas de milho dos estoques oficiais da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). De acordo Ademar Holanda, membro permanente da Secretaria do Desenvolvimento Agrário no Comitê Integrado de Combate à Seca, o milho subsidiado já está disponível nos galpões da Conab.  

Holanda orienta que associações com DAPs jurídicas e produtores individuais procurem os escritórios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce) levando comprovação de registro dos animais para depois serem encaminhados à Conab. “Observamos que a compra do milho será liberada para agricultores familiares com rebanho devidamente cadastrado junto à Agência de Defesa Animal (Adagri) e Ematerce”, esclareceu. Já as cooperativas com DAPs jurídicas devem ir diretamente à Conab.

FONTE: Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Deputados aprovam leis que beneficiam agricultores familiares

Foram aprovadas as leis do Programa Agente Rural e a que autoriza contrato temporário de profissionais para a SDA

A Assembleia Legislativa do Ceará aprovou, nesta quarta-feira (6) em sessão plenária, lei que cria o Programa Agente Rural e lei que autoriza contrato temporário de profissionais para ampliar o quadro de servidores da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA).

Conforme o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, com a Lei do Programa Agente Rural a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) continua contratando agentes rurais via seleção pública. Agora, a SDA poderá utilizar o mesmo processo para contratar agentes rurais diretamente. “A medida vai permitir a contratação dos agentes rurais do Pacto Federativo”, frisou.

Com a Lei do Contrato Temporário serão contratados 114 profissionais através de uma seleção pública, por um período de até dois anos. “Esses profissionais irão trabalhar na execução, supervisão, acompanhamento e fiscalização dos convênios da SDA com o Governo Federal no atendimento as vítimas da seca”, explicou o secretário. Serão contratados engenheiros agrônomos, administradores, contadores, economistas, arquitetos, engenheiros civis, técnicos agrícolas, veterinários e zootecnistas. Os profissionais de nível médio são: técnico agrícola, técnico em edificações, técnico social.

A lei contempla os projetos cisternas de placa e de produção, sistemas de abastecimento d'água e projetos produtivos.

O secretário Nelson Martins informou que a SDA e a Ematerce estarão realizando, ainda neste mês de junho, a seleção para contratação de agentes rurais, sendo 262 de nível médio e 78 de nível superior. A secretaria também irá selecionar, em data a ser definida, os 114 profissionais do Contrato Temporário.

Pacto Federativo

O Pacto Federativo é um convênio firmado entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Governo do Ceará. Com o projeto serão implantados 63 novos escritórios da Ematerce. Desse total, 51 unidades já foram inauguradas. A ação beneficia 102 municípios que compõem os seis Territórios da Cidadania. O MDA fornece os carros e motos para as unidades e o Estado contrata os agentes rurais.


FONTE: Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário